segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Intervenção Social. NG6 DR1 tipo:III

Intervenção Social.
Consiste em intervir na realidade social , através da proposta de soluções integradas e de uma rede de parcerias sólidas , de forma a melhorar as condições de vida das comunidades fragilizadas.

Bairros sociais potenciam criminalidade.


Vou falar em concreto no caso de Loures , porque li e pesquisei sobre o assunto no qual apresento as minhas ideias. A criminalidade violenta em Loures é provocada pela construção acelarada de bairros sociais. Penso eu e mais pessoas que é uma solução ultrapassada. É uma solução do ponto de vista arquitectónico e urbanístico já provou que não é a mais adequada, mas em Portugal continua a ser a escolhida. No contexto Europeu já não é escolhida desde os anos 70.
Estudos realizados indicam que a concentração de populações socialmente homogénia, mesmo quando é culturalmente heterogénea, acarreta problemas de socialização negativa, principalmente entre os mais novos, provocando o abandono precoce e comportamentos menos disciplinados, entre outras atitudes.
São comportamentos que têm efeitos visiveis, e acabam por marcar negativamente o bairro.

Soluções.

Para a Sociologa urbana Isabel Guerra, a solução deveria passar pelo «apoio à família e não pelo apoio à pedra». No seu entender, deveria ser aproveitado o mercado imobiliário de forma a que as pessoas possam ser alojadas de forma dispersa. O Estado, acrescentou, deveria apoiar no arrendamento, cobrindo o valor que o agregado familiar não conseguisse suportar.

Estudos feitos dizem que as pessoas têm um grande gosto pela casa, mas um grande desgosto pelo bairro. Ao passar das barracas para os bairros sociais permite melhores condições de habitabilidade, mas piores condições de sociabilidade, vizinhança e integração.

Sem comentários:

Enviar um comentário