quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Maitê Proença CP


Falar mal dos Portugueses, cuspir no Mosteiro dos Jerónimos e chamar Portugal de “terrível” foi na minha opinião de muito mau gosto esta suposta brincadeira da actriz brasileira Maitê Proença.
Os artistas brasileiros, quando são filmados para as televisões portuguesas, adoram dizer à “boca cheia” que Portugal é um “País irmão”, que amam Portugal, para muitos brasileiros é só demagogia.
A actriz pediu desculpas aos portugueses e referiu que, as suas declarações não deviam ser levadas a sério e acrescenta que está a faltar humor às pessoas, ela até se considera portuguesa pelo facto do avô ser português. Costuma-se dizer que quem não se sente não é filho de boa gente, eu e os portugueses em geral não acharam muita graça a este tipo de humor, e penso que os brasileiros também não gostariam de ver os seus símbolos nacionais ridicularizados. Este caso já foi mais que falado, o melhor é continuarmos em frente até para não criar mau estar entre os dois povos irmãos.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Opinião Pública CP


Os meios de comunicação social, têm cada vez mais influência na opinião pública. Há cada vez mais canais de televisão e até canais só de notícias, jornais, revistas e também pessoas residentes nos canais de TV e nos jornais, que opinam sobre os diferentes temas da actualidade. As pessoas que não conhecem os variados temas, e também não somos obrigados a dominar todos os assuntos, estamos mais susceptíveis de sofrer influências dos orgãos de comunicação social.
Lêem-se muitos comentários de pessoas em que a sua opinião, vai de encontro às suas ideologias políticas. Por exemplo os jornais desportivos, o jornal o jogo está um pouco conectado com o F.C.Porto, e as suas notícias e opiniões vão nesse sentido, enquanto os jornais do sul abordam mais assuntos ligados aos seus clubes de região, com os artigos de opinião a ir muito no sentido da defesa da sua dama.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Movimento STC

A ti...

O teu corpo está em movimento
E a poesia segue o seu ritual
Pelo contrário, ficaria em repouso
E inerte, no final.

O teu movimento é fogo
A tua força, o vento
Esta poesia é como as estrelas
Que iluminam o firmamento.

A tua trajectória é um balanço
O teu movimento é fatal
Esta poesia é um balanço
E uma arte imortal.

António Salgado

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Escritores Portugueses Séc.XVI - XX


Nas aulas lemos e interpretamos diversos escritores entre eles, Luís Vaz de Camões, Cesário Verde, Fernando Pessoa e Miguel Torga todos eles vivendo em épocas diferentes, com textos diversificados de origem literária.

Para a realização deste trabalho seleccionei Miguel Torga, na sua obra encontramos o telurismo, a forte ligação à sua terra.

Criado nas serras transmontanas, no meio de toda a paisagem duriense feita de socalcos nas rochas, obra magnífica de muitas gerações de trabalho humano. Após a análise do poema: " S. Leonardo de Galafura " verificamos que até o próprio santo estava apegado às paisagens durienses, partindo sem pressa para o Além.

Escritores Portugueses Séc.XVI_

terça-feira, 10 de novembro de 2009

As Migrações STC


As mudanças climáticas podem levar à extinção de muitos animais, entre eles aves migratórias.
O aquecimento global já alterou as rotas de migrações de algumas aves e de outros animais.
As aves migratorias que percorrem grandes distâncias estão a mudar de hábitos, e a adaptar-se às mudanças climáticas de forma surpreendente.
Com a temperatura da terra a aumentar e a primavera a chegar cada vez mais cedo ao continennte europeu, as aves estão a mudar os seus padrões de migração.


Investigações recentes sugerem que os animais alteram os seus voos, passando a agir de acordo com o aquecimento global do planeta, regressando cada vez mais cedo.
À medida que as áreas cultivadas substituem as vegetações Sul-Americanas nas quais algumas aves se alimentam, as suas dietas mudam. O arroz pode engordar melhor as aves, mas também traz riscos, como pesticidas, e pode não resultar na condição fisica ideal para a migração e reprodução.
Os ciêntistas estão a usar transmissores por satélite para monitorar directamente os movimentos de grandes aves, e são capazes de descobrir, pela primeira vez, o percurso exacto e as distâncias extraordinárias que algumas aves viagam.
O derramamento de petróleo, rotas pesqueiras e predadores, podem estar a contribuir para o declínio de algumas espécies.
À medida que as florestas diminuem, acontece o mesmo às aves que dependem delas para abrigo e alimento. As aves são obrigadas a procurar outros lugares, o que pode em alguns casos, deixálas mais vulneráveis a predadores.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Texto informativo V.P.Aguiar CLC


Vila Pouca de Aguiar, tem coisas positivas e negativas como todas as terras. Para este trabalho importa salientar as muitas positivas que tem.
O concelho de Vila Pouca de Aguiar não tem só muita pedra, tem boa pedra, e espalhada por muito lado. No Parlamento Europeu, em Bruxelas, em inúmeros edifícios na Alemanha, na Irlanda, no Luxemburgo, na Suíça e até em Angola. Por cá, chegou à casa da Música e ao Metro do Porto, por exemplo.
Tem duas zonas exclusivamente destinadas à exploração de granito: a de Pedras Salgadas e a da Falperra. O sector é responsável por cerca de dois mil postos de trabalho directos e por um volume de negócios anual de mais de 30 milhões de euros. Na realidade, com o rendimento do sector agrícola em franco declínio, a extracção e transformação de granito transformou-se na actividade económicamente mais importante do concelho. A Câmara Municipal conhecendo esta realidade há já alguns anos que se propõe transformar Vila Pouca de Aguiar na Capital do Granito, para tal organiza a Feira do Granito. A Feira do Granito não é apenas uma feira, também é uma festa. O programa de animação incluiu uma série de iniciativas musicais e desportivas.
As rochas de Vila Pouca de Aguiar não dão apenas imponentes fachadas, já deram ouro e prata. Há dois mil anos, à força de pá e picareta, os romanos abriram tríncheiras que, na fase final da exploração, atingiram mais de cem metros de profundidade. Hoje, o Complexo Mineiro de Trêsminas transformou-se num Parque Arqueológico classificado (imóvel com interesse público) e num ponto nevrálgico do turismo do concelho pela componente histórica.
A energia eólica é outra aposta do nosso concelho . Até 2012, prevê-se que venham a ser instaladas cerca de cem aeorogeradores nas serras aguiarenses, o que poderá render cem mil euros por mês aos cofres da autarquia.
Os acessos a Vila Pouca de Aguiar, nomeadamente a A24 e a A7, são dois importantes factores de desenvolvimento e de dinamização do tecido empresarial.
Por este motivo, aconselhamos que outras pessoas venham viver para Vila Pouca de Aguiar, pois esta oferece excelentes condições económicas.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Materiais de Construção NG6 DR1 tecnologia tipo1

O Isolamento acústico e térmico, recorrendo a paredes duplas com aplicações de Wallmate e isolamento dos tecidos com uso de roofmate, evitam as grandes amplitudes térmicas e garantem o não atravessamento de sons de casa para casa, permitindo melhorar o conforto dos habitantes e poupar energia gasta com ar condicionado ou aquécedores.

Roofmate - Isolamento térmico em coberturas

Roofmate PT é uma placa de isolamento térmico para cobertura inclinada ( debaixo de telha ) . Pertence à gama de produtos Styrofoam, é uma placa rígida de espuma de poliestireno extrudido com estrutura de célula fechada, fabricada mediante um processo original de The Dow Chemical Company.
Roofmate SL é uma placa de isolamento térmico para cobertura plana invertida.
Roofmate LG é uma placa de isolamento térmico autoprotegida para cobertura plana invertida ligeira, à qual se acrescentou, na fase superior, uma camada de argamassa modificada de 10mm de espessura.



Wallmate - Isolamento Térmico em Paredes

Wallmate CW é uma placa de isolamento térmico para paredes com caixa de ar. Apresenta-se em placas rígidas de côr azul e forma rectangular com corte preimetral macho fêmea.

Wallmate IB é uma placa de isolamento térmico para paredes sem caixa de ar. Apresenta-se em placas rígidas de côr azul e forma rectangular com corte perimetral recto. Apresenta uma superfície rugosa, sem pele, e com três ranhuras de pré corte.