segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

História do Linux

O núcleo do Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Internet.
Linus Torvalds começou a desenvolver um Linux como objectivo pessoal, inspirando-se no Minix, que é o sistema operativo da Unix.
As distribuições de GNU/Linux começaram a ser uma alternativa no mercado dos sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS.
A primeira vez que o Linux foi disponibilizado tinha apenas o núcleo com alguns comandos básicos. Foi neste ambiente que surgiu a MCC (Manchester Computador Centre), criada pela Universidade de Manchester, na tentativa de melhorar a instalação do Linux.
Caixa Mágica, Debian, Fedora, Kurumin, Mandriva, SuSE, Ubuntu Linux e Freedows são algumas das distribuições do Linux mais utilizadas.
A distribuição de Linux portuguesa é a Caixa Mágica, que foi concebida para empresas, particulares, educação e administração pública.

Vantagens do Linux

- É livre: pode-se descarregar o Linux de onde se desejar;
- Multi-tarefa: vários programas podem estar a funcionar ao mesmo tempo sem interferir com a estabilidade;
- Suporta todo o tipo de programas e é um standard universal;
- O Linux pode correr em computadores com pouca memória RAM;
- Ocupa menos espaços no disco que os outros sistemas operativos;
- Código fonte aberto: pode-se analisar como está programada uma aplicação e fazer modificações;
- Velocidade: é mais rápido, porque é melhor a gerir a memória, o processador, o disco rígido;
- Estabilidade: não precisa de ser tantas vezes reiniciado como acontece no Windows;
- Independência de fabricantes de software e hardware;
- Interoperabilidade: pode ser modificado para as necessidades de cada pessoa;
- Segurança: dos vírus que existem raros são os que têm compatibilidade como o sistema;
- Custo económico mais barato. De acordo com o estudo apresentado em Outubro de 2005 a Linux é 40% mais barato que o Windows e 54% mais barato que Solaris.
A única desvantagem deste sistema operativo é que tem pouco poder no mercado, sendo que esse é um longo objectivo a percorrer.

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