segunda-feira, 20 de abril de 2009

O ciclo da Água

A água na Terra; o ciclo da água; água potável; tratamento, captação e distribuição da água; tratamento de águas residuais; a água em sistemas biológicos.
Os três estados físicos da água. Nessa foto, vemos a água nos estados sólido e líquido. O vapor de água, se bem que presente, não é visível a nossos olhos.
Depois do oxigénio, a água é, para a vida, o produto químico mais importante. Podemos permanecer vivos por semanas sem alimentação, mas apenas cerca de seis dias sem água. Entretanto, além da água para beber, necessitamos dela para o uso doméstico e, em quantidade muito maior, para os usos industriais e para a agricultura.
Neste tema, poderão ser abordados o ciclo da água, a importância dessa substância para os sistemas biológicos, a sua captação e, ainda, o tratamento da água para consumo, o tratamento das águas industriais e as suas implicações para a saúde pública.

A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados sólido líquido e gasoso. Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água ma atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as núvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infultra-se no solo, formando lenções de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes. Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos contante a quantidade de água no nosso planeta. Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo. Existem zonas onde raramente chove, como por exemplo Cabo Verde e onde ela é muito mais preciosa de que onde ela é muito abundante.

Sem comentários:

Enviar um comentário