sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Marcas nacionais crescem lá fora - CLC

Sessenta marcas nacionais de franchising deram o salto para a internacionalização. Algumas já estão presentes em todos os continentes.


Depois de alguns anos de domínio de conceitos importados, as marcas de franchising nacionais começaram a impor-se no mercado interno e a crescer no exterior. Hoje já são mais de 60 os conceitos portugueses que avançaram para outros países e, em alguns casos, as vendas da rede internacional de lojas representam 50% da facturação da marca, indica o Instituto de Informação em Franchising (IFF).
Na linha da frente estão sectores como os serviços, com a NBB - National Business Brokers a marcar presença em todos os continentes no negócio da consultoria em processos de gestão e fusão, somando 50 escritórios em 17 países. Nos acessórios, Portugal também gerou conceitos de sucesso a nível global, como a Lune Bleu, presente em 20 países, ou a Parfois, com 26 lojas só no Médio Oriente.
A nível interno, os conceitos nacionais também têm vindo a ganhar peso e o negócio do franchising deixou de ter na importação de insígnias e de negócios a sua principal arma de crescimento. Assim, a provar que em Portugal também há espírito empreendedor, as marcas lusas representam já mais de 50% do sector e 70% dos novos modelos criados em 2008. De acordo com o último balanço do IFF, o domínio das marcas nacionais é total nos segmentos de gestão de condomínios e clínicas de unhas e podologia (100%), enquanto nos acessórios de moda fica nos 83%.
No seu conjunto, o franchising apresenta oportunidades em 70 sectores de actividade, um volume de negócios próximo dos cinco mil milhões de euros, ou 3% do PIB, e 69 mil postos de trabalho (1,3% do emprego em Portugal).
in Expresso, 09 de Janeiro de 2010

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