sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Organograma STC

“Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma
Organização”.
Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes”.
“O organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional que mostra os seus órgãos, níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles” As estruturas empresariais são geralmente representadas por organigramas, gráficos estáticos constituídos por rectângulos, quadrados ou círculos, ligados entre si por linhas horizontais e/ou verticais, os quais permitem ver rapidamente a posição de cada sector e/ou individuo dentro da empresa.

Tipos de organigramas

  • Os organigramas podem ser classificados quanto:
    Ao grau de informação:
  • Organigramas funcionais ou por função – descrevem as funções reais da empresa
  • Organigramas nominativos/mistos – englobam funções e titulares;
  • Organigramas com definição de funções – descrevem as competências de cada serviço da empresa.


À forma gráfica:

Organigrama Clássico ou Piramidal:

  • As linhas verticais definem relações hierárquicas
  • As linhas horizontais (mesmo nível) definem relações de coordenação
  • A hierarquia estabelece-se a partir do topo;
  • Um órgão que desempenhe funções de assistência deve ser colocado à margem da linha hierárquica e ligado a esta por uma linha horizontal.

Sem comentários:

Enviar um comentário