terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Multinacionais CLC

Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem actuação em diversos países. Geralmente são grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos países em que actuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outros países. Dentro do contexto actual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objectivo de reduzir custos de produção.
A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviada para a matriz.




Adidas é uma empresa alemã de equipamentos desportivos. A empresa tem o nome de seu fundador, Adolf Dassler, que começou a produzir sapatilhas nos anos 1920 em Herzogenaurach próximo a Nuremberg. O nome "Adidas" é uma união entre o apelido, Adi, e o sobrenome, Dassler, do fundador da empresa, "Adi" "Das"sler

Actualmente, a Adidas é a segunda maior empresa de equipamentos desportivos do mundo, atrás da maior rival a Nike, e líder na Europa onde a Nike é a segunda. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos desportivos para o futebol, apesar dos grandes investimentos que a Nike tem feito desde que entrou neste mercado, na última década.
A empresa distribui os uniformes das principais selecções do mundo, como a Alemanha, Argentina, França e Espanha, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitros, chuteiras e bolas.
Ainda no futebol, a empresa patrocina a FIFA e a UEFA, e fornece material para grandes clubes do Mundo, na Europa para clubes como o Benfica, o A.C. Milan, Real Madrid, Bayern de Munique, Chelsea e Liverpool, e na América do Sul para grandes clubes como o River Plate, Fluminense e Palmeiras.
Também fornece os materiais utilizados nas Copas do Mundo da FIFA, tais como bolas, coletes de treino e equipamento dos árbitros. Um dos recentes lançamentos da Adidas foi a Jabulani, bola oficial produzida para a Copa do Mundo FIFA 2010.Num momento de crise mundial, a Adidas volta os seus olhos para América Latina, em especial para o Brasil. Em 2009, a empresa deve abrir pouco mais de dez lojas no país. O interesse da multinacional alemã não é gratuito. A região é onde a marca cresce mais rápido em todo mundo e pretende, em 2010, alcançar a liderança de mercado, já conseguida na Ásia e Europa.
Nos primeiros nove meses de 2008, as vendas da companhia cresceram 34% na América Latina, atingindo 647 milhões de euros, frente a 484 milhões em 2007. Os mercados emergentes representam cada vez mais um papel importante para a Adidas. Em 2008, mais 25% de suas vendas foram realizadas nesses países.
Na América Latina, o foco está voltado, principalmente, para Brasil, Argentina, México e Chile. No Brasil, as marcas Adidas e Reebok, ambas do grupo Adidas, detêm, respectivamente, 20% e 15% do mercado. Juntas, elas ultrapassam a arquirrival Nike.



A Portugal Telecom.


O Grupo PT é uma empresa de telecomunicações e multimédia de Portugal.
O Grupo PT domina o mercado de serviços telefónicos fixos e, através da TMN, detém uma parcela importante em termos de telemóveis. Para além disso, também está envolvido nos negócios de televisão por cabo, comunicações de dados, chamadas de valor acrescentado, conteúdos, entre outros.
Edifício sede da Portugal Telecom em Lisboa
Em 1996, a empresa, até então pública, passou para o sector privado e começou a alargar a sua área de intervenção, sendo uma das mais cotadas a nível nacional, com presença em bolsas estrangeiras.
Desde a privatização, cresceu em média por ano cerca de 11% nas receitas e 37% no lucro líquido, muito graças aos negócios de nível internacional da PT Internacional (controla e gere no Brasil a Telesp Celular agora Vivo Participações, um dos maiores operadores móveis do Hemisfério Sul), às comunicações móveis e à TV Cabo. O maior sucesso da Telesp Celular foi o lançamento em Abril de 1999 do "Baby", um telemóvel com cartão pré-pago recarregável equivalente ao Mimo da TMN, o primeiro do género na América Latina. A PT está ainda presente nos mercados de Marrocos, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Timor-Leste, Angola, Quénia, China e São Tomé e Príncipe e ainda no Botsuana.
Uma reorganização da empresa efectuada em 1996 levou a que fossem definidas diversas áreas de intervenção: a rede fixa de telefones, a rede de telefones móveis, a televisão por cabo e multimédia, empresas, internacional, inovação e sistemas de informação. Tudo isto com o objectivo de manter o crescimento, rentabilidade e monopólio da rede fixa.
Entretanto, o Grupo PT, através da Marconi, que participa em 36 cabos submarinos internacionais, disponibilizou uma rede internacional de serviço telefónico, telemática, transmissão TV e Internet. A Marconi tem ainda acesso aos sistemas de satélite Intelsat, Inmarsat e Eutelsat.
Dentro do Grupo PT, há ainda a PT Prime - Soluções Empresariais, que visa o mercado empresarial e os grandes clientes. O objectivo é fornecer soluções integradas de telecomunicações e de sistemas de informação. Existe também a PT Inovação, que tem por função criar novos serviços e soluções. A ideia é contribuir para o aumento da competitividade e liderança das empresas do grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário